top of page

Os palestrantes

Judith Pintar
Judith-Pintar22_edited.jpg

Judith
Pintar

University of Illinois

Judith Pintar, Doutorada é Diretora do Programa De Estudos e Design de Jogos na Faculdade de Ciências da Informação da Universidade de Illinois Urbana-Champaign. Em 2020, foi nomeada Professora/Académica Distinguida da Universidade de Illinois. Ensina Introdução às Ciências da Informação e Design Narrativo Interativo. Os seus interesses de investigação incluem pedagogias gamificadas, literacias digitais, narrativas imersivas e a vida após a morte digital.

Dan Cermak
DanCermak_edited.jpg

Dan
Cermak

University of Illinois

Dan Cermak, Doutorado mais de 30 anos de experiência na indústria do videojogo para aulas de Design e Produção de Videojogos como parte do departamento de Informática.  Além disso, co-ensinou uma aula de VR/AR em CS e faz parte da universidade desde a primavera de 2018. Antes de dar aulas, Dan passou quase 15 anos com a Volition, um estúdio de videojogos champaign Illinois conhecido por criar consolas de alta qualidade e videojogos para PC, como a série Saints Row. Dan ingressou na Volition em 2003 como Vice-Presidente de Produção e atuou como Diretor-geral durante 6 anos antes de sair em 2017. Está ativo no apoio ao desenvolvimento de várias experiências educativas no campus no seu papel de Coordenador de Estudos de Jogos. 

João Alves e Sous
joaoalvesdesousa_edited.jpg

João Alves
de Sousa

Universidade Lusófona - Porto

João Alves de Sousa, Doutorado é o Diretor do Bacharelato em Videojogos e Aplicações Multimédia (VAM) na Universidade Lusófona, no Porto, tendo vencido o prémio de Melhor Prática Inovadora Pedagógica nos Prémios Fazer+. A sua ligação com a indústria dos jogos começou por escrever artigos e críticas para a PUSHSTART Magazine e também em pequenos projetos indie como Guts Tap Dash Arcade (vencedor do Jogo Mais Inovador da Playstation Awards Portugal) e Free that Fish. É também investigador no HEI-Lab, um laboratório científico multidisciplinar com investigadores de videojogos, tecnologias e psicologia.

Ricardo Mota
ricardomota_edited.jpg

Ricardo Mota

Universidade Lusófona - Porto

Ricardo Mota entrou no mundo dos videojogos escrevendo comentários de videojogos e eventos de jogos para o site Rubber Chicken Games. Colaborou com a organização de eventos dedicados aos videojogos e foi um dos cofundadores e organizadores do Indie X. Ensina sobre videojogos na IPMAIA e Universidade Lusófona Porto. Trabalhou como Gestor de Relações Públicas e Comunidade na Bigmoon Studios e atualmente trabalha como Gestor de Comunicações da KRAFTON, no estúdio PUBG no Porto.

Eduardo Nunes
Lisa Bievenue
EduardoNunes_edited.jpg

Eduardo Nunes

CEO, KendirStudios

Eduardo Nunes, nasceu em Leiria, é licenciado pela Universidade de Coimbra e mestre em Gestão pela Universidade Católica Portuguesa.
É investigador colaborador do Centro de Investigação inED – ESE – IPP, onde co-coordena o projeto “Schoolers & Scholars  (SNS): Role-Playing Games (RPG) no Processo de Ensino e Aprendizagem dos 1º CEB e 2º CEB”. Como investigador, possui diversas publicações indexadas nos principais tópicos de investigação: Aprendizagem, gamificação, storytelling na educação, aprendizagem baseada em jogos e ambientes digitais de aprendizagem.

bievenue-lisa_edited.jpg

Lisa Bievenue

Universidade de Illinois

Lisa Bievenue, M.A., M.P.H., é Diretora de Programas de Informática na Faculdade de Ciências da Informação da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign. As áreas de crescimento do programa de informática incluem estudos de jogos & design, informática global, programação aplicada para ciências de dados e informática em saúde. Desde 2000, a maior parte dos seus esforços de investigação em educação têm sido direcionados para a avaliação de projetos de educação e divulgação em ciência computacional e informática (por exemplo, a Fundação Nacional de Ciência da Universidade de Cleveland (NSF), com base em projetos CS10k Computing em Escolas Secundárias (CNS-1339270)e Compreensão equidade e acesso numa Implementação CSforAll (CNS-1738607). Ela também está envolvida em pesquisas educacionais sobre atividades de fabricação e design em salas de aula do ensino médio (ver o Projeto de Investigação Exploratória financiado pela NSF MAPLE: MAkerspaces Promovendo a Aprendizagem e O Envolvimento - DRK-12 #1721236).

David A. Hopping
dhopping_edited.jpg

David A. Hopping

Universidade de Illinois

David A. Hopping recebeu o Bacharelato em Ciências em 2022 pela Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, onde se licenciou em Ciências da Computação e Antropologia. É licenciado em Informática na Universidade de Illinois e assistente de investigação em projetos que estudam ambientes digitais para a aprendizagem e ensino. Os seus interesses de investigação centram-se na conceção da inclusividade na criação de mundos virtuais.

Jacinto Jardim
KMS_266Crop_edited.jpg

Katryna Starks

Universidade de Illinois

Dr. Katryna Starks, iniciou a sua jornada de pesquisa usando acidentalmente O Sims como um treinador de vida. Isso levou-a a prosseguir um Mestrado e um Doutoramento em Psicologia, onde se focou na autoeficácia e na construção de identidades através de videojogos. Os seus esforços de pesquisa e desenvolvimento curricular levaram-na tão longe como a Austrália, onde cofundou uma Licenciatura em Jogos Sérios. Atualmente leciona na Universidade de Illinois Champaign-Urbana. 

Albeto Céspedes
Fotografia Alberto_edited.jpg

Alberto Muñoz Céspedes

Santillana Editores

Alberto Muñoz Céspedes, CEO da Santillana Editores em Portugal. Autor, editor e promotor de livros e projetos culturais e educativos há mais de 25 anos, licenciado em História e Geografia, especializado em História Contemporânea, Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Negócios, Especialista em Gestão de Instituições de Economia Social e investigador do Centro de Inovação nas Ciências Sociais (ISLA-Universidad Lusófona, Vila Nova de Gaia, Portugal).

Susana Sousa
susanasousa_edited.jpg

Susana Carvalho de Sousa

Mundos por Dentro

Susana Carvalho de Sousa é fundadora da empresa de jogos socio educativas Mundos por Dentro. Umuthor e promotor de livros infantis e jogos socioeducais, com licenciatura e Mestrado em Psicologia Clínica e Pós-Graduação em Saúde Pública com ampla experiência na criação e implementação de programas relacionados com competências socio emocionais, mudanças de atitude, prevenção de abusos na infância e adolescência.

yasmin_edited.jpg

Yasmin Alhili

Alumira

Yasmin é mais conhecida por ser pioneira no Desporto no Médio Oriente, e é a primeira mulher do Golfo Arábico a competir tanto como copiloto como como piloto no Campeonato de Rali do Médio Oriente da FIA, derrubando barreiras num campo dominado por homens. Outras conquistas pioneiras para as mulheres árabes incluem também a sua nomeação como Diretora Geral Interina do Clube Riffa do Bahrein, onde dirigiu o lado administrativo de um Clube de Futebol, e liderou o Comité de Investimento e Marketing. Yasmin também obteve uma licença de Agente de Jogadores da FIFA e é a primeira mulher árabe a fazê-lo e desempenhou funções de consultoria ao lado de pares masculinos em Clubes Desportivos a nível global. É antropóloga biológica, poliglota, e tem trabalhado no desenvolvimento de negócios em inúmeras áreas, desde ações e obrigações, à imobiliária, à inovação e tecnologia, e tem-se sentado em várias direções no Médio Oriente.

1wHvqgSQ.jpeg

Pedro Cardoso

Universidade de Aveiro

Pedro Cardoso é Designer, Professor Auxiliar no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro e investigador no DigiMedia: Digital Media and Interaction Research Centre. O seu trabalho, no âmbito da Arte, Design, Interação e Experiência, desenvolve-se em contextos multidisciplinares, centrando-se na exploração de processos poiéticos e estéticos dos jogos e sistemas informáticos. Os seus interesses residem no estudo destes como ferramentas para o pensamento criativo e inovação, e trabalho crítico para experiências afetivas e intervenção social.

profile.jpg

Ricardo Queirós

ESMAD - Politécnico do Porto

Ricardo Queirós é doutorado em Ciência de Computadores e Professor Adjunto na área de Informática na Escola Superior de Media Artes e Design do Instituto Politécnico do Porto onde leciona disciplinas sobre programação Web e móvel. É também investigador na área da gamificação, interoperabilidade em sistemas de e-learning e aprendizagem de linguagens de programação, no Centro de Investigação em Sistemas Computacionais Avançados (CRACS), do INESC TEC Porto. É também Coordenador do Gabinete de Ensino à Distância do Centro de Inovação Pedagógica (CIP) do Politécnico do Porto. É o responsável pela International Computer Programming Education Conference (ICPEC), a primeira conferência internacional dedicada exclusivamente ao ensino da programação de computadores. Atualmente trabalha na conceção e implementação de ambientes de aprendizagem gamificados para fomentar o processo de ensino-aprendizagem de cursos de programação de computadores. É autor de mais de 100 livros e publicações científicas focados nos tópicos de ensino e investigação previamente referidos.

unnamed (1).png

Lília Marcelino

Universidade Lusófona

Lília Marcelino é doutorada em Educação e licenciada em Psicologia pela Universidade Lusófona de Lisboa. Membro integrado no CICANT/Universidade Lusófona em Aprendizagem da Matemática e Aprendizagem baseada em Jogos e Membro da MCLS – Mathematical Cognition and Learning Society. Docente de Psicologia e Intervenção Socioeducativa na FCSEA/Universidade Lusófona de Lisboa e ESEL/IPLUSO, dá formações certificadas para psicólogos, professores e outros profissionais em Educação na área da discalculia e  dificuldades na aprendizagem da matemática.

pedro_neves.png

Pedro Neves

Universidade Lusófona - Lisboa

Pedro Neves (Doutorado em Ciências da Comunicação) leciona game design e narrativas interativas na licenciatura em Videojogos e no mestrado em Game Design e Média Jogáveis na Universidade Lusófona (do qual ele é co-diretor). Como membro do HEI-Lab na Lusófona, Pedro é o Investigador Responsável no projeto exploratório financiado pela FCT PlayersAll: Agência nos Média e Empoderamento (EXPL/COM-OUT/0882/2021). O projeto PlayersAll estuda como o desenvolvimento de jogos para fins terapêuticos pode tratar os pacientes como jogadores em vez de apenas procurar apenas resultados instrumentais.

foto_VC.jpeg

Victor Carvalho

IPCA

Vitor Carvalho, PhD em eletrônica industrial, na opção de industrial informática. Atualmente trabalha como professor associado (titular) na Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), Barcelos, Portugal bem como investigador integrado da Inteligência Artificial Aplicada Laboratório do IPCA e colaborador do Algoritmi Research Centre no Universidade do Minho. É também Reitor da Escola de Tecnologia da IPCA e Secretário do Conselho Geral do IPCA. Pertence ao Grupo de Especialistas da Comissão Europeia para IA e Dados para Educação e Treinamento. As suas principais áreas de interesse estão relacionadas com a aquisição de dados sistemas, jogos sérios e machine learning. Publicou mais mais de 200 artigos, sendo também membro do conselho editorial de vários conferências e revistas internacionais. Orientou vários doutoramentos e alunos de mestrado, bem como coordenou e participou em projetos nas áreas de interesse relacionadas.

bottom of page